Benefícios da Poltrona de Massagem

A Massagem é uma técnica já utilizada há muito tempo

26/04/2023 13:00 Fonte: http://massagear.blogspot.com/
A Massagem é uma técnica já utilizada há muito tempo. Estudos arqueológicos indicam que desde a pré-história o homem já promovia o bem-estar por meio de fricções no corpo para evitar lesões e infecções. E continua sendo utilizada até hoje, com inúmeras técnicas diferentes que podem proporcionar, principalmente, a capacidade de relaxar após um dia corrido e atarefado.

Nos tempos atuais, com a ajuda da tecnologia, vários mecanismos têm sido criados para melhorar o bem-estar, e um deles são as poltronas de massagem (ou cadeiras massageadoras), que é uma ótima opção para quem busca uma alternativa de relaxamento.

Em poucos minutos de massagem em uma poltrona, já podem ser observados vários benefícios ao corpo, por exemplo, na musculatura, nervos, tendões, entre outros pontos que auxiliam a saúde de modo geral. 

Neste artigo, vamos falar sobre os vários benefícios da Poltrona de Massagem para aumentar a qualidade de vida. Abaixo listamos as principais delas pra vocês. 
 
1. MELHORA A CIRCULAÇÃO DO SANGUE
As massagens são capazes de proporcionar melhoria no fluxo sanguíneo.
Ao ativar a circulação, ocorre a melhoria na irrigação dos tecidos, ajudando as veias com grande quantidade de sangue a se esvaziarem e facilitarem o bom funcionamento da circulação sanguínea. 
Com o sangue circulando corretamente pelo organismo, ele leva mais nutrientes às células de todo nosso corpo, fazendo com que os órgãos e tecidos trabalhem melhor, prevenido doenças como trombose, AVC, entre outras.
2. ALIVIA O ESTRESSE E A ANSIEDADE
Nos dias de hoje, facilmente nos vemos estressado, ansioso ou irritado por alguma coisa.O estresse pode vir a qualquer momento em que estiver nervoso, frustrado ou até com raiva, e a ansiedade é o sentimento constante de que algo errado está para acontecer, ou mesmo aguardando uma resposta importante, trazendo as sensações de medo e angústia. Já a irritação pode vir por qualquer uma dessas hipóteses apresentadas acima ou mesmo de um congestionamento que pegamos após o trabalho.
As Poltronas de Massagem podem ser muito úteis nesses casos, conseguindo transmitir a sensação de alívio e reduzir o nível de estresse, pois a massagem relaxa os nervos e estimula a circulação sanguínea, aliviando a tensão. Os estímulos gerados pelas massagens chegam ao cérebro, reduzindo o cortisol (hormônio liberado pelo estresse) e elevando a serotonina (substância responsável pelo bem-estar), proporcionando a sensação de calma e reduzindo a ansiedade.

3. MELHORIA NA QUALIDADE DO SONO
Muitas pessoas sofrem de insônia ou tem dificuldade para dormir durante a noite, afetando a qualidade de vida. Uma bela noite de sono é essencial para recuperar as energias gastas durante o dia.

Como já vimos, por meio da massagem da cadeira, conseguimos eliminar o cansaço excessivo e garantir mais calmaria, que é fundamental para aumentar a qualidade do sono. Assim, consequentemente, obtemos um sono mais agradável, sem agitação, com músculos e nervos bem suavizados.
4. AJUDA A COMBATER A FADIGA
A fadiga traz a sensação de cansaço, desgaste e falta de energia, podendo ter três principais causas, como estilo de vida, condições de saúde e problemas psicológicos. Quem sofre desse problema sabe o quanto é desconfortável lidar com essas dores durante todo o dia.

A massagem relaxa a musculatura de todo o corpo, trazendo sensação de descanso, alívio e renovação das forças. Também é possível melhorar a irrigação do sangue pelo organismo, evitando que a fadiga seja recorrente.

5. TRABALHA A FLEXIBILIDADE CORPORAL E AJUDA NA POSTURA
A má postura não apenas influencia na parte estética e funcional da pessoa. Ela também traz transtornos físicos que podem ser graves, afetando a qualidade de vida de quem os tem. Além de incômodos e dores musculares, principalmente nos ombros e costas, ainda pode levar ao maior risco de lesões.
Com o auxílio da massagem, os movimentos saudáveis e naturais são permitidos, soltando os músculos doloridos pelo mau posicionamento corporal e auxiliando na correção da postura.

6. ALIVIA DORES DE CABEÇA
A dor de cabeça é bem comum entre as pessoas, cerca de 90% da população já teve ou terá ao longo da vida.

No entanto, a maioria das dores de cabeça costumam aparecer devido ao estresse e à tensão enfrentados ao longo de um período, gerando grande incômodo e atrapalhando o bom desempenho de nossas tarefas.

Ao relaxar a musculatura e ativar a circulação sanguínea, a massagem ajuda a eliminar a ansiedade e a conseguir a sensação de tranquilidade. Desse jeito, as dores de cabeça, além de várias outras, também são tratadas.

7. TRAZ BEM-ESTAR
Podemos dizer que o bem-estar é a saúde em seu significado mais amplo, que engloba os aspectos físicos, mentais, emocionais e sociais. As pessoas o procuram cuidando do corpo, da alimentação, das emoções e dos relacionamentos interpessoais.

Outra maneira de atingir o bem-estar é evitar o estresse e as situações desagradáveis. Sendo assim, para quem busca tranquilidade e paz, ou gosta de meditar para alcançar uma melhor qualidade de vida, a poltrona de massagem pode ser uma boa aliada.

Com todos os benefícios para a saúde que esse tipo de massagem pode proporcionar, o simples fato de repousar na poltrona de massagem ajudará a ganhar a paz e o alívio desejados.

8. AJUDA NO CONTROLE DA PRESSÃO ARTERIAL
A hipertensão, como é chamada a pressão arterial elevada, é a pressão além do normal exercida pelo sangue sobre as paredes dos vasos sanguíneos. Assim sendo, pode trazer graves consequências, como AVCs e infartos, entre outros prejuízos para os órgãos e a saúde de maneira geral.
Duas entre as várias causas da hipertensão são a má circulação sanguínea e o estresse e, por isso, as massagens são indicadas para reduzir esses problemas e controlar a pressão arterial.
9. AUMENTA A CONCENTRAÇÃO E PRODUTIVIDADE NO TRABALHO
Imagine ter uma poltrona de massagem no trabalho. Seria incrível, não? Pois os norte-americanos foram os pioneiros nas massagens laborais e comprovaram que as massagens regulares (ao menos 15 minutos diários), por todos os benefícios que elas trazem, são capazes de:
 - Reduzir o estresse laboral;
·     - Diminuir as lesões por esforço repetitivo (LER);
·     - Prevenir o Distúrbio Osteo-Muscular Relacionado ao Trabalho (DORT);
·     - Aliviar as dores musculares causadas pelos movimentos repetitivos;
·     - Aliviar as dores na coluna causadas pela má postura;
·     - Reduzir as chances de depressão;
·     - Prevenir as doenças causadas pelo estresse, como gastrites e enxaquecas.
Com todas essas vantagens, foi possível constatar o aumento da concentração e da produtividade dos funcionários, já que houve uma redução nas faltas, nos afastamentos e nos quadros de lesões.
Tendo isso em vista, é interessante que as empresas forneçam acesso à poltrona de massagem para os empregados com o objetivo de melhorar a qualidade de vida e bem-estar deles e, assim, obter o aumento da eficiência no trabalho.